Sexta-feira, 24 de Outubro de 2008

Ce que je pense ...

Com a minha experiência na política tenho reparado que as pessoas pouco ou nada sabem sobre a forma como esta Democracia funciona.

Não vou filosofar mas sim iluminar algumas pessoas sobre os direitos e deveres que devem ter nesta sociedade.

Criticar é fácil, dedicar é mais difícil

Falar é fácil, fazer é mais difícil

Sonhar é fácil, concretizar é mais difícil

Um dos grandes problemas nesta sociedade, e não tenho medo de o dizer, são os ditos "filósofos" (sem ofensa aos profissionais desta área) que só falam, falam e falam sem saber aquilo que dizem.

Quem nunca teve experiência prática nas relações pessoais e colectivos não conseguem estar nos primeiros lugares dos cargos ditos "políticos", tais como presidente de Câmara ou de Junta.

Não basta ser militante e seguir a hierarquia do destino - isto já acabou.

Basta ser verdadeiro.

Para melhorar esta Democracia, temos de falar a verdade sem que haja interesse partidário ou pessoal a mistura.

Por exemplo: se um fulano tem uma loja no centro histórico, tem esta e aquela opinião mas se não tem qualquer ligação profissional nesta aéra então teria por vezes uma atitude oposta a primeira - COMPLETAMENTE ERRADO.

Ou estamos a tomar partido do melhor para o concelho e para as pessoas no geral ou não vale a pena dedicar-se a dita "política" verdadeira. 

A política não tem nenhuma receita definida.

Ela não existe em livros nem nos partidos políticos.

Ela está espalhada por todo o lado.

Ela está nas pessoas, nos seus comportamentos e nas suas atitudes.

 

E MAIS ...

 

Se este ou aquele político não é natural deste concelho ou desta freguesia não deve  ser criticado por ter vivido noutro lugar.

Cada um vive onde pode.

Quero deixar esta mensagem aos cibernautas:

Li alguns blogs sobre personalidades locais e nacionais que eram constantemente criticado por ser de longe ou por ter vivido neste ou naquele lugar.

Pura demagogia e isso mostra duas coisas:

1. Medo

2. Inferioridade

 

Tenho uma postura e uma experiência que comprovam as minhas palavras. 

Eu nasci em França, tenho uma experiência política e social razoável e gosto do meu concelho e especialmente da minha freguesia.

No início do meu mandato, fui criticado por ter estado no estrangeiro.

Algumas pessoas diziam: Ele nem é de Rio de Moinhos, por isso ...

Por ter sentido no peito o Racismo por ser Português em França e sobretudo por ser Português em Portugal (o que me custou ainda mais) lutei e vou viver a minha vida de uma forma humilde e chegar onde Deus quiser (sou crento e defendo que temos de merecer aquilo que temos).

Se tiver de percorrer este ou aquele caminho, então que assim seja.

A minha política foi-me transmitida desde tenro idade (foram os meus queridos pais) que me ensinaram a ser alguém de simples, honesto, dedicado, cumpridor, respeitador a amigo dos meus amigos e dos meus inimigos.

Ter sofrido ou vivido reprezálias em alguns momentos da minha vida, fez-de mim, uma pessoa mais preocupada com os outros do que comigo mesmo (os meus amigos verdadeiros que o digam).

Para mim, o dinheiro e o poder são as discórdias de todos os problemas.

Eu não quer nem um nem o outro.

Basta viver com o suficiente viste muitos outros terem muito pouco ou nada para comer.

Esta vida é injusta. Uns com muito e outros sem nada para comer.

Ver na rua uma pessoa com fome e mal vestida é vista como coitadinha (lá no fundo até as pessoas pensam, para mim tenho, os outros que se ...). 

Temos de acabar com estas injustiças e cobardias (dizem umas coisas mas pensam o contrário).   

Como as pessoa diziam: Ele nem é de Rio de Moinhos, por isso ...

A minha resposta: pois não, mas ....

* Sou director do Boletim Informativo O Riomoinhense desde de 2004

* Tenho 2500 fotografias antigas digitalizadas e a compor um livro fotográfico da  freguesia de Rio de Moinhos (4 anos de investigação)

* Fui colaborador do Jornal de Abrantes durante 18 meses (onde escrevi notícias sobre a freguesia de Rio de Moinhos)

* Escrevi vários artigos em jornais locais, regionais e nacionais

* Fui criador e coordenador do I Encontro Nacional dos Rio de Moinhos de Portugal (estamos a aguadar o V Encontro a realizar em Arcos de Valdevez)

* Foi iniciado o arquivo da freguesia com a ajuda preciosa e voluntária da Dra. Helena Salvador que visa a organização de toda a documentação da freguesia (temos documentos do século XIX) para que se possa preservar a alma do nosso povo.

* Este blog é prova do meu interesse pelas minhas origens

* Fui o responsável pela descentralização das Assembleias de Freguesia pelos lugares de Amoreira, Pucariça e Rio de Moinhos.

 

Isto e muito mais que serão divulgados no final do meu mandato - aquilo que não havia e passou a haver (farei um compêndio rigoroso num futuro próximo, como já informei num post anterior). 

 

Eis o meu exemplo real que visa demonstrar que quém vem de fora não sabe nada e que está errado.

SERÁ?

 

Quem quiser ler novamente este post e ouvir a música www.youtube.com/watch, vai concerteza entender melhor a profundidade das minhas palavras. 

publicado por riodemoinhos às 00:25
link do post | favorito
De Miguel André a 25 de Outubro de 2008 às 14:57
Olá Rui,

Sempre que posso venho ver o TEU blog e leio com interesse os teus artigos que, por vezes, me parecem um "Dejá vue" com os meus próprios pensamentos .. será por termos tido a mesma educação? Talvez! Se assim for,então é porque os nossos queridos pais desempenharam bem os seus papéis de educadores.

Criticar é fácil! Quem é criticado tem de saber lidar com isso,basta sabermos que o que fazemos,as decisões que tomamos,foram no sentido que achamos melhor para o Bem Comum! É a NOSSA Consciência que temos de ouvir e não as difamações de pessoas que procuram protagonismo sem olhar a meios e que não o conseguem fazer de outra forma! Mas não te preocupes,daqui por dezenas/centenas de anos,quando alguém tiver a iniciativa que tiveste em reavivar a Nossa Cultura,o teu nome será lembrado por aquilo que fizeste e não apenas nos livros de actas..Nenhum Riomoinhense que tenha nascido e que continue a viver em Rio de Moinhos teve a iniciativa e as outras que referiste,acho que isso diz tudo!)

Em relação as tuas (nossa) origem,tal como tu,nasci em França, mas sou português! Alias,a nossa família,do lado do pai,é de Rio de Moinhos,por isso também és filho da Terra.
Eu escolhi a Grande Lisboa para viver e trabalhar,mas não posso apagar/negar a minha juventude e o legado dos meus antepassados.Quem pensa que só pode ter um cargo na Junta,Câmara,Assembleia,etc,quem nasce apenas nesse lugar,não só não é democrata como também não conhece a realidade em redor,para não ir mais longe!
Se não fosse os cerca de 5 milhões de portugueses que tiveram e continuam a ter que trabalhar no estrangueiro,o que seria de Portugal? É certo que até estes deixaram de enviar tantas remessas (a crise está em todo o lado!) mas nos anos 70/80 e 90 (e actualmente,não tanto) são estes mesmos emigrantes que vão equilibrando a nossa balança no pagamento da dívida externa!

Em relação à política,também sou da mesma opinião que,hoje em dia,os partidos políticos pouco ou nada interessam.Já estamos cansados de tanta mentira,tanto apertar o cinto.Ora ganha o PS ora ganha o PSD e assim se vão desculpando (ao longo dos 3 primeiros anos do mandado) que o país está mal por culpa do Governo anterior..só nos anos de eleições é que parece haver dinheiro para tudo e mais alguma coisa! Hoje em dia,quando voto,não olho aos partidos,mas sim as pessoas! Posso dizer isso à-vontade,porque já votei em quase todos os partidos,conforme o líder mais credível que iam tendo este ou aquele partido.

Dito tudo isto,compreendo o que sentes! Apesar de estar longe,também exerço um cargo,como Coordenador de Estabelecimento,além de leccionar.Enquanto havia eleições,ninguém queria se candidatar,ora porque achavam que não tinham perfil para liderar,ora porque não tinham tempo..mas para estarem no topo da carreira aí já tinham perfil! Lá calhava a votação secreta e quem é que era votado?Pois claro,eu! Também ouvi críticas,não só por alguns colegas,AAE ,Encarregados de Educação,mas quando as pessoas são confrontadas com provas,baixam a cabeça e nem têm a humildade de pedir desculpas ou reconhecerem que erraram! Mas isso pouco me importa,dá-me mais força e deixa-me de cabeça levantada! No entanto,quando perguntava quem queria ficar com o cargo,por acharem que fariam melhor do que eu,todos baixavam a cabeça. Como vés,criticar é fácil,mas na hora H todos se encolhem! A recompensa tarda, mas vem! Agora não há eleições,mas sim nomeações e,desta vez,fui nomeado! Foi dito,à frente dos colegas,que não havia outra pessoa que merecia o cargo como o Miguel André (essa bofetada silenciosa,que alguns dos meus colegas tiveram de ouvir/sentir,deve ter doído mais do que as outras).
Como vês,infelizmente,há politiquices em todo o lado, esse é o verdadeiro "Cancro" em Portugal! Tudo serve para dizer mal.Na hora de ajudar,arregaçar as mangas e fazer algo de positivo (independentemente das opiniões de cada um, que devem ser respeitadas) o que tem de vir ao de cimo é o Bem Comum!
Também sou Católico e a música dos Dez Mandamentos que colocaste no blog fez-me sentir que tenho de continuar em frente com a mesma determinação,valorizando os aspectos positivo, pondo de parte os negativos.

Abraço e continua com a mesma determinação, vontade e Amor à tua Terra,nem que seja para 1% dos Riomoinhenses!
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.A minha filosofia de vida consiste em caminhar até a verdade. O meu caminho, a minha experiencia dependem do meu futuro. De qualquer forma só vou atingir o grau mínimo quando estiver preparado para receber a chave do outro mundo ... do meu mundo... Oxalá

.posts recentes

. Mudança de endereço do bl...

. Magusto em Amoreira

. VESTIGIOS ARQUEOLÓGICOS

. Sr. Mota - última homenag...

. Cemitério de Rio de Moinh...

. São Martinho em Rio de Mo...

. Associação Juvenil Remoin...

. Convite aos cibernautas

. Sr. ÁLVARO SANTOS PEREIRA

. ASSOCIAÇÃO JUVENIL REMOIN...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

.links

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.pesquisar