.CHEIAS EM RIO DE MOINHOS - 1979

Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009

CENTRO ESCOLAR DE RIO DE MOINHOS

Na última Assembleia de Freguesia, o executivo da Junta falou da localização do novo Centro Escolar da Freguesia de Rio de Moinhos.

Para quem não acompanhou a história da educação no concelho de Abrantes nos últimos 5 anos, aqui vai um breve resumo:

Numa primeira fase e no início do ano de 2005, a Câmara Municipal elaborou a Carta Escolar e informou todas as Juntas de Freguesia do concelho para se prenunciarem sobre a mesma.

Felizmente que ainda tenho uma cópia para recordação.

 

Nessa altura, o Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos era o Sr. Manuel Pires que convidou o seu executivo e a minha pessoa a assistir a uma dessas reuniões.

Estavam lá outros Presidentes de Junta e nada disseram porque desconheciam o conteúdo da Carta Escolar por isso concordaram com o seu silêncio.

O executivo falou e convidou-me a expor algumas considerações sobre o porquê da não introdução de um novo Centro Escolar para a Freguesia de Rio de Moinhos.

Não vou aqui expor o meu trabalho de casa mas digo que levei dezenas de legislação e mais de uma semana de trabalho sobre a Educação e demonstrei por A+B que a nossa freguesia merecia ter uma nova escola e porquê.

Nessa altura eu era Secretário Regional do SPLIU - Sindicato Nacional dos Professores Licenciados dos Politécnicos e Universidades, por isso ter currículo suficiente para fazer face às informações da vereadora da Educação.

 

No ano de 2007, os órgãos competentes aprovaram a Carta "Educativa" no Conselho Municipal de Educação, no executivo camarário, na Assembleia Municipal e foi homologada pela Ministra da Educação em 29 de Maio de 2007 (por acaso dia do meu aniversário).

A Carta Educativa definitiva do Concelho de Abrantes pode ser vista em:

http://www.cm-abrantes.pt/NR/rdonlyres/00006576/gephexglmerokouadotzxvdnvvbirvvl/CartaEducativadoConcelhodeAbrantes.pdf

 

Nesta Carta Educativa, o novo Centro Escolar da Freguesia de Rio de Moinhos estava contemplada (página 139 da Carta Educativa) cujo valor ronda os 400.000 euros.

 

 

A sua localização foi finalmente divulgada pelos serviços da Câmara Municipal de Abrantes e mostrada ao público na última Assembleia de Freguesia.

 

De realçar, que a 1ª Carta escolar foi publicamente apresentada no Edifício Pirâmide, eu estive presente e mais ninguem da minha freguesia esteve lá para conhecer e defender a introdução de um novo Centro Escolar.

Eu estive lá e dei a cara.

Não fiquei sentado no café a jogar as cartas, a beber copos, a criticar a vida dos outros ...

Mal dormi nessa semana porque sabia que era um dos grandes projectos que a nossa freguesia tinha de ter para pensar e projectar o futuro da nossa terra nos anos vindouros.

 

Como disse uma vez o meu Amigo Rui Promessa:

Rui, não levas a mal mas gostaria de te dizer alguma coisa.

Tenho falado com muitas gentes e chego a conclusão que tu não vês a tua frente os problemas da freguesia mas sim tens uma visão para além daquilo que os outros vêem.

E eu respondi que é verdade e que vou continuar a ser assim porque a maioria das pessoas vêem o que está aqui e não vêem o futuro e aquilo que nós espera daqui há uns anos.

Sou diferente dos outros e todos nós somos diferentes mas eu aprendi a semear, projectar e a pensar como vai ser a nossa freguesia daqui há uns anos.

Se não estivesse contemplado a construção de um novo Centro Escolar, o futuro seria negro e bem negro para as próximas gerações. A nossa freguesia perderia população muito rapidamente.

Para além do novo Centro Escolar, a nova Extensão de Saúde, a Farmácia, a Caixa Multibanco, Prédio de Lisboa (no futuro próximo com as suas rendas), Junta de Freguesia, CTT, comércio, lojas para além de outros ... são fundamentais para a fixação de novas pessoas e a melhoria da qualidade das suas vidas.

 

Tenho a certeza que daqui há uns 20 anos ou menos, jovens das freguesias de Rio de Moinhos, Aldeia do Mato, Martinchel e Abrançalha, serão mais unidos porque andarão juntos no novo Centro Escolar da freguesia de Rio de Moinhos.

E acredito que eles serão o futuro "das nossas freguesias".

Por isso, penso que uma nova filosofia de convivência se avizinha e que, nem toda a gente se apercebe disso.

No entanto, fica esta minha interpretação para os cibernautas poderem lerem, discutir, concordar, discordar, etc ...

 

Esta, é a minha simples opinião. 

publicado por riodemoinhos às 23:44
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De João Claro - Aveiro a 17 de Outubro de 2009 às 15:58
Meus caros boa tarde, faço os mais sinceros votos para que o CENTRO ESCOLAR DE RIO DE MOINHOS, possa vir a ser uma realidade, e que permita criar as bases sólidas para que os jovens que o venham a frequentar se sintam atraídos e motivados pela escola e que no futuro tenhamos muitos professores, engenheiros, doutores (ou Dr.), oriundos do Centro Escolar.
Fiz a primária nas 2 escolas de Rio de Moinhos entre os anos de 1976 e 1979, e guardo na memória muitos bons momentos, amizades e algumas “dificuldades”, fruto duma era de outras realidades económicas e sociais.
Dessa época, lembro-me da cartilha (com a qual se aprendia a ler e a escrever), das escolas fechadas, quer por causa das habituais cheias do Tejo no inverno, quer em 2 vezes pelas pragas de piolhos que até atingiram a professora e dos intervalos na 1ª classe que eram maiores para vermos a novela escrava Isaura.
No recreio, viviam-se os grandes momentos, em que os rapazes e as raparigas, tinham normalmente brincadeiras próprias e em separado, e onde os “grupinhos” se dividiam:
As meninas: jogo do lenço, da cabra-cega, da macaca e saltar á corda.
Os meninos: jogar á bola, ao berlinde, ao peão, ao futebol sem bola e ao mata.
Mas também se brincava em conjunto às escondidas e à apanhada.

Recordo ainda algumas quadras que se “cantaloravam”, com a inocência própria dos 8/9 anos:

* As meninas:

Sete e sete, são catorze,
com mais sete vinte e um,
tenho sete namorados,
e não gosto de nenhum!

* Os meninos:

O caracol é um bicho,
Que desliza no orvalho,
Dá as curvas a 120,
Há caracol do cara…go!!!

Como “traquinas” eram os meninos há 30 anos atrás, hoje como sabemos, é tudo muito diferente…!!!


Saudações RioMoinhenses
João Claro - Aveiro

Comentar post

Cais de Rio de Moinhos - seu encanto, sua beleza on PhotoPeach

.A minha filosofia de vida consiste em caminhar até a verdade. O meu caminho, a minha experiencia dependem do meu futuro. De qualquer forma só vou atingir o grau mínimo quando estiver preparado para receber a chave do outro mundo ... do meu mundo... Oxalá


MusicPlaylist
MySpace Playlist at MixPod.com

.posts recentes

. Mudança de endereço do bl...

. Magusto em Amoreira

. VESTIGIOS ARQUEOLÓGICOS

. Sr. Mota - última homenag...

. Cemitério de Rio de Moinh...

. São Martinho em Rio de Mo...

. Associação Juvenil Remoin...

. Convite aos cibernautas

. Sr. ÁLVARO SANTOS PEREIRA

. ASSOCIAÇÃO JUVENIL REMOIN...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

.links

.Visitas Online

.Geomap

outils webmaster
criação sitio

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.pesquisar

 

.Sites por consultar

relojes web gratis