.CHEIAS EM RIO DE MOINHOS - 1979

Quinta-feira, 9 de Julho de 2009

Assembleia de Freguesia de Rio de Moinhos

Na passada terça-feira, dia 7 de Julho de 2009 realizou-se a habitual Assembleia de Freguesia de Rio de Moinhos na aldeia de Amoreira.

Desde do ano de 2001 que as Assembleias de Freguesias são descentralizadas para que as pessoas possam participar mais activamente na política local e no desenvolvimento da nossa freguesia.

Na altura, como Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Rio de Moinhos fiz esta solicitação aos membros da Assembleia assim como ao executivo da época cujo o intuito era simplesmente promover a igualdade de oportunidade, entre as pessoas das aldeia de Amoreira, Pucariça e Rio de Moinhos.

Fui criticado por ter tomada essa decisão sozinho mas tive coragem de a tomar porque sentia alguma injustiça perante os habitantes de Amoreira e Pucariça.

Saliento que nunca na história desta minha freguesia nem do concelho, houve tomada de decisão tão acertada.

Digo isso, porque nas primeiras Assembleias em ambas as localidades fomos elogiados por ter tido essa "démarche".

Isso é Política de verdade: aproximar as pessoas e saber ouvir as suas preocupações.

 

Realtivamente a Assembleia de Freguesia do dia 7 de Julho de 2009, agradeço os membros da Assembleia presentes e lamento a falta dos restantes elementos.

A sessão decorreu com civismo e com bastante democracia (algo inpensável antes do ano de 2001).

Muitos assuntos foram tratados e inclusive foram feitas várias recomendações/críticas ao executivo nomeadamente a minha pessoa.

Não vou aqui relatar todo o conteúdo da reunião mas sim focar dois aspectos de grande oimportância para mim (administrador deste blog):

Como os cibernautas sabem este blog é da minha exclusiva responsabilidade apesar de alguns criticos pensarem ao contrário.

Fiquei bastante contente, quando um elemento da oposição referiu que o blog servia para isto e aquilo nomeadamente criticar pessoas (o que não acho, como é óbvio).

Eu respondi que qualquer pessoa podia fazer um blog e dinamizar como entendesse.

Um blog, ou melhor este meu blog é estruturado a minha maneira e de acordo com a minha sensibilidade - é minha propriedade.

Só resta ao crítico fazer ele próprio um blog sobre a freguesia de Rio de Moinhos em, vez de passar o tempo nos cafés (não tem a desculpa do tempo porque é reformado).

Fico à espera para ver ...

Segunda obervação, foi a presença e intervenção da líder da lista do PS à Junta de Freguesia de Rio de Moinhos que, de paraquedas, apareceu a esta Assembleia de Freguesia (de realçar que só frequentou 3 ou 4 Assembleias de Freguesia nestes 4 anos de mandato e que já teve 11 Assembleias de Freguesia ordinárias realizadas e mais uma Assembleia extraordinária).

Esta mesma pessoa atacou-me afirmando que não eu gostava da freguesia de Rio de Moinhos nem da sua população ( jovens, associações e idosos) visto eu ter dito que muitas pessoas criticavam nos cafés e que estas nunca tinham feito nada em prol do desenvolvimento da nossa terra - reafirmo estas minhas palavras:

 

As pessoas que criticam nos cafés de qualquer maneira com calúnias, ofensas, inventando situações e criando intringas não são bem vindas nesta Democracia nem tem o direito de criticar os outros visto nunca terem dado nas suas vidas provas de humanismo nem de associativismo, bem pelo contrário.

Reafirmo estas minhas palavras que são dirigidas somente as pessoas que até a data nada deram de voluntário a sociedade.

Como disse na Assembleia, admito criticas construtivas de pessoas educadas que enfrentam as pessoas "face to face" e que não falam nos cafés ou pelas costas. 

 

A minha resposta (mais completa aqui neste blog) à interpelação feita pela candidata à Junta de Freguesia do PS foi a seguinte:

Se eu não gostasse da minha minha freguesia não teria:

* Concorrido para Presidente da Assembleia de Freguesia durante 4 anos

* Concorrido para a Junta de Freguesia durante 4 anos

* Como Presidente da Junta de Freguesia, não teria criado a biblioteca e o refeitório escolar (Novembro de 2006); colocado à Caixa Multibanco na aldeia (7 de Março de 2007); construído o abrigo de passageiro em Amoreira (Agosto de 2008) entre tantas outras ...

* Feito um Boletim Informativo desde de 2004

* Criado este blog desde de 2006

* Inscrito a minha filha no Jardim de Infância e na Escola do 1º ciclo de Rio de Moinhos (embora residir na Chaínça)

* Criado a APEOCA - Associação de Pais e Encarregado de Educação do Oeste do Concelho de Abrantes

* Criado a Associação Juvenil Remoinhos d´Agua

* Concorrido para o segundo mandato como Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Riomoinhense 

* Entre tantas outras coisas que fiz com gosto pela minha terra, terra dos meus antepassados que tanto prezo.

 

O que me resta da vida? Como é estranho, só me resta aquilo que dei aos outros - Vahan Tekeyan 

 

A vida é como a música. Deve ser composta de ouvido, com sensibilidade e intuição, nunca por normas rígidas - Samuel Butler

  

E vou continuar ... sem credenciais académicas nem com nariz empinado, bem pelo contrário - Nunca fui de separar nem de excluir as pessoas de classes sociais superiores nem inferiores. Vim de uma família humilde e pobre (de dinheiro mas não de espírito).

Fica esta minha última infomação para esta minha admiradora Candidata à junta de Freguesia de Rio de Moinhos e que não quis dizer na Assembleia de Freguesia:

Acabei no final do mês passado o mestrado em Educação e Comunicação Multimédia com média de 17,66 valores e mesmo assim vou continuar com humildade a ser o mesmo mas, a partir de agora, com responsabilidades redrobradas em ajudar o próximo (independetemente da sua cor política).   

 

Isso é Política de verdade: dizer aquilo que sentimos e pensamos e poder assim, responder, de uma forma educada as críticas não fundamentadas.

 

Tenho dito

publicado por riodemoinhos às 00:47
link do post | comentar | favorito
|
Cais de Rio de Moinhos - seu encanto, sua beleza on PhotoPeach

.A minha filosofia de vida consiste em caminhar até a verdade. O meu caminho, a minha experiencia dependem do meu futuro. De qualquer forma só vou atingir o grau mínimo quando estiver preparado para receber a chave do outro mundo ... do meu mundo... Oxalá


MusicPlaylist
MySpace Playlist at MixPod.com

.posts recentes

. Mudança de endereço do bl...

. Magusto em Amoreira

. VESTIGIOS ARQUEOLÓGICOS

. Sr. Mota - última homenag...

. Cemitério de Rio de Moinh...

. São Martinho em Rio de Mo...

. Associação Juvenil Remoin...

. Convite aos cibernautas

. Sr. ÁLVARO SANTOS PEREIRA

. ASSOCIAÇÃO JUVENIL REMOIN...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

.links

.Visitas Online

.Geomap

outils webmaster
criação sitio

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.pesquisar

 

.Sites por consultar

relojes web gratis