.CHEIAS EM RIO DE MOINHOS - 1979

Sábado, 13 de Dezembro de 2008

Assembleia Municipal - 12-12-2008

Ontém à noite decorreu a última Assembleia Municipal ordinária deste ano.

Com início pelas 21h deu-se início aos trabalhos.

Antes da ordem do dia vários deputados municipais interpelaram o executivo.

Para além dos presentes que pediram palavra, somente dois Presidentes de Junta falaram: São Vicente e Rio de Moinhos.

Relativamente a minha intervenção, fica aqui para os leitores poderem conhecer correctamente o seu conteúdo a saber as respostas dadas pelo actual Presidente da Câmara Municipal de Abrantes:

 

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal

Presidente da Câmara Municipal

Exmas. Sr.ª vereadoras

Exmos. Srs. vereadores

Exmos Sr.s Deputados

Exmo. Sr. e Sr.ª:

 

A Junta de Freguesia de Rio de Moinhos vem colocar três questões.

 

1. Vai ou não haver protocolos extraordinários com as Juntas de Freguesias para o ano de 2009 e de acordo com a solicitação do Gabinete de Apoio às Freguesias em Outubro de 2007?

 

2. O Cais de Rio de Moinhos vai ou não ser alvo de uma intervenção em 2009? Como sabemos a barragem já não vai ser construída e pelos vistos à Câmara vai realizar vários projectos em 2009 na zona ribeirinha do Aquápolis.

 

3. O trânsito na aldeia de Rio de Moinhos foi alterado no dia 3 de Outubro mas ainda faltam resolver várias situações.

No entanto, existem várias situações que deveriam ser repensadas.

Nomeadamente da Igreja Matriz até a rua do Canto persiste um problema e a rua continuar com dois sentidos o que dificulta a circulação nesse local viste o trânsito ter aumentado.

Torna-se bastante perigoso para os alunos do jardim-de-infância e das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, que por ventura não têm passadeiras nem vedações de protecção junto das portas das escolas.

A Rua Direita assim como a Rua Dr. João de Deus são as duas principais estradas da aldeia, não têm passeios o que obriga as pessoas andarem na estrada. Como os automobilistas ultrapassam em muito o limite de velocidade estabelecido por lei seria importante pensar uma forma de reduzir a mesma a fim de garantir maior segurança as pessoas. 

 

Existe uma casa junto da igreja que dificulta o trânsito. Já foram feitos vários contactos para à sua aquisição e demolição da mesma com o Dr. Pina da Costa, por isso gostaria de saber o desenvolvimento desta situação. 

 

Um grupo de moradores da baixa de Rio de Moinhos entregou um abaixo-assinado à câmara municipal a fim de equacionar uma alternativa no trânsito. Alguma coisa foi feita? Se sim, o quê?

No entanto, a Junta de Freguesia equacionou outra solução que poderia ser ponderada: existe um caminho público junto da Fonte das 2 Bicas (perto do Restaurante O Ramiro) até a estrada Nacional n.º 3. Esse caminho existente é público e tem uma extensão de aproximadamente de 500 metros. Falta apenas melhorá-lo e construir uma ponte sobre a ribeira.

Uma obra que a câmara poderia realizar através de um protocolo com a Junta de Freguesia para o ano de 2009.

Fica a proposta…

 

Um Feliz Natal para Todos. 

 

Nélson de Carvalho respondeu a cada uma delas.

 

1. Respondeu que não sabia se ia haver protocolos ou não no próximo ano com as Juntas de Freguesia visto a legislação ter mudado há pouco tempo e teria de ser reavaliado todo o processo de protocolos a fim de estar de acordo com a lei.

- Mais uma vez não respondeu a minha pergunta.

 

2. Na segunda pergunta respondeu que em princípio não iria fazer nenhuma intervenção no cais de Rio de Moinhos no ano de 2009 derivado ao atraso dos planos da construção ou não da barragem.

- O Presidente da Câmara teve mais uma desculpa para não fazer as obras. O que eu não percebo é porque é que ele vai avançar com vários projectos no Aquapolis em 2009. Como ele disse em várias reuniões sobre o assunto não vale a pena fazer qualquer projecto junto do Rio Tejo até a situação da barragem não ficar resolvida (palavras de Nélson de Carvalho). Verifico que nada parou nos serviços da Câmara para os projectos a executar visto serem lançados já no início de 2009.

 

Uma mera desculpa que os leitores assíduos deste blog tinham de saber.

A Junta de Freguesia de Rio de Moinhos não tem orçamento para tal obra de recuperação e por isso sempre pressionou o actual executivo da Câmara a importância deste grande projecto antes que seja tarde demais.

Uma obra prometida por Nélson de Carvalho no seu caderno eleitoral (2005-2009) que agora se desculpa por causa da barragem.

 

3. Relativamente a última pergunta, Nélson de Carvalho respondeu que ainda havia algumas coisas por resolver e que a proposta da Junta de Freguesia na abertura de uma nova estrada ou a sua melhoria não seria viável, viste estar situado numa zona de cheia e que teria muitos problemas como aconteceu há bem pouco tempo com a ribeira.  

- Sempre com desculpas. Se quiser encontrar ou melhorar a circulação em Rio de Moinhos poderia fazê-lo só que as suas prioridades são outras.

Já teve oportunidade de solucionar uma delas com o alcatroamento da estrada da Feia até Abrançalha ou porque não, arranjar a estrada debaixo da A23 até Abrançalha. Há várias alternativas e deverá haver muito mais.

Basta pensar um pouco e deixar participar o povo para que, também ele possa opinar sobre o assunto e ajudar a encontrar outras soluções.

 

Informar os leitores que o período antes da ordem do dia é bastante limitado, por isso, os assuntos são levados por prioridades actuais e de acordo com as promessas não cumprida do actual executivo camarário. 

A participação do povo também é importante. Nesta Assembleia Municipal ninguém do público falou.

Como já solicitei anteriormente as pessoas podem e devem pressionar o executivo nos locais próprios - Assembleias de Freguesia, Municipais e nas reuniões de Câmara (que se realizam todos os meses às terças-feira pelas 9 horas).

 

A Participação é um direito cívico de extrema importância.

Participa

publicado por riodemoinhos às 12:56
link do post | comentar | favorito
|
Cais de Rio de Moinhos - seu encanto, sua beleza on PhotoPeach

.A minha filosofia de vida consiste em caminhar até a verdade. O meu caminho, a minha experiencia dependem do meu futuro. De qualquer forma só vou atingir o grau mínimo quando estiver preparado para receber a chave do outro mundo ... do meu mundo... Oxalá


MusicPlaylist
MySpace Playlist at MixPod.com

.posts recentes

. Mudança de endereço do bl...

. Magusto em Amoreira

. VESTIGIOS ARQUEOLÓGICOS

. Sr. Mota - última homenag...

. Cemitério de Rio de Moinh...

. São Martinho em Rio de Mo...

. Associação Juvenil Remoin...

. Convite aos cibernautas

. Sr. ÁLVARO SANTOS PEREIRA

. ASSOCIAÇÃO JUVENIL REMOIN...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

.links

.Visitas Online

.Geomap

outils webmaster
criação sitio

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.pesquisar

 

.Sites por consultar

relojes web gratis